sexta-feira, 27 de maio de 2016

* Polícia não descansará até prender todos os envolvidos em estupro, diz secretário de Segurança.

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou hoje (27) que as autoridades “não vão descansar até identificar e prender” todos os envolvidos no estupro coletivo de uma jovem de 16 anos, ocorrido no último fim de semana, em Jacarepaguá, zona oeste da capital fluminense.

De acordo com o relato da jovem à polícia, ela teria sido violentada por 33 homens fortemente armados numa casa no alto do Morro São José Operário, na Praça Seca. Os homens seriam ligados ao tráfico de drogas na região.

“Estamos com duas delegacias investigando essa barbárie, para uma rápida resposta à sociedade. Esse episódio mostra como operam as punições das facções criminosas, que ainda tentam impor o silêncio às vítimas e testemunhas. Não vão conseguir. Não vamos descansar até identificar e prender todos”, disse Beltrame em comunicado publicado no Twitter da secretaria.
beltrame
Secretário.

* Ministro da Justiça diz que estupro é a maior violência à dignidade da mulher.

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, divulgou hoje (27) nota de repúdio ao estupro de uma adolescente de 16 anos, no último fim de semana, no Morro São José Operário, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. A menina contou à polícia que foi estuprada por mais de 30 homens.

Na nota, o ministro afirma repudiar veementemente o que chamou de crime hediondo praticado contra a adolescente. O estupro, na avaliação de Moraes, representa a maior violência à dignidade da mulher e deve ser duramente reprimido.

De acordo com o ministério, foi agendada para a próxima terça-feira (31) uma reunião com secretários de segurança de todo o país para discutir o tema violência contra a mulher. O comunicado destaca ainda que a pasta está à disposição da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro para auxiliar nas investigações.
alexandre_moraes
Ministro.

* Agora vai: Bahia terá o primeiro “Forró Nu” do Nordeste.

Um evento marcado para 11 de junho está dando o que falar nas redes sociais. A praia de Massarandupió, na Bahia, será palco do primeiro “Forró Nu” do Nordeste. Se você está achando que tem coisa “errada” aí, calma que eu explico. A praia em questão é única oficial destinada a prática de naturismo na Bahia. Logo, o evento era destinado aos casais que já frequentam o local normalmente.

O problema é que o cartaz de divulgação acabou caindo em um grupo no WhatsApp (por que eu não estou surpreso?) e começou a viralizar. “Já tem três dias, que recebo ligações de todo o país. Até mesmo de gente de fora… (risos). Todo mundo quer vir para cá”, disse o organizador da festa, que preferiu não se identificar, em entrevista ao site da TV Aratu.

Só que com tanta repercussão, é possível que o evento não aconteça. Afinal, a festa havia sido pensada para um grupo pequeno de pessoas. E pode ir limpando essa sua mente suja aí. Ficar pelado não é obrigatório na festa.
forro_nu
Vale tudo no Brasil.

* Presidente do STF extingue tramitação oculta de processos.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, assinou a Resolução 579/2016, por meio da qual fica “vedada a classificação de quaisquer pedidos e feitos novos ou já em tramitação no Tribunal como ‘ocultos'”.

A resolução, que tem a data de quarta-feira (25), ainda precisa ser publicada no Diário de Justiça. A informação foi publicada hoje (27) no site do STF. Os processos ocultos são aqueles que não ficam disponíveis para consulta no sistema do tribunal. A resolução assinada altera um outra de 2007 sobre documentos e processos de natureza sigilosa no âmbito do STF.

Na nova resolução, o ministro considerou que a medida atende a pontos como o princípio da publicidade, o direito de acesso à informação, a Lei de Acesso à Informação e “a necessidade de melhor disciplinar a classificação e tramitação do crescente número de documentos e feitos de natureza sigilosa” que ingressam na Corte, entre outros aspectos.
Presidente.

* Dilma é eleita líder mais decepcionante do mundo.

Uma pesquisa realizada entre os leitores da revista americana Fortune apontou a presidente Dilma Rousseff como a líder mais “decepcionante” do mundo. O levantamento online, aberto há uma semana, foi divulgado pela publicação nesta quinta-feira.

A presidente brasileira recebeu 374 mil votos, muito a frente do segundo colocado, o governador do Estado do Michigan, Rick Snyder, que recebeu 17 mil votos. Na lista, Dilma também ficou a frente de nomes como Joseph Blatter e Michel Platini, ambos envolvido nos escândalos envolvendo a Fifa, e de Martin Winterkorn, ex-presidente da Volkswagen.

Na avaliação da Fortune, a expectativa era que a presidente continuasse o trabalho do antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, mas, ao invés disso, ela “se tornou conhecida pela suposta má gestão das contas públicas e pela acusação de sua campanha saber de um os maiores esquemas de corrupção de todos os tempos”.
dilma_internacional
Dilma Roussef.

* Foragido da Justiça de Caraúbas é capturado em Mossoró.

A Polícia Militar prendeu na manhã desta sexta-feira (27) um homem conhecido como Alex Arruda, de 20 anos, vulgo “Alex Caboquinho” suspeito de vários crimes na região de Caraúbas, no interior potiguar. Durante diligências em um bar no bairro Redenção, na cidade de Mossoró, Alex Caboquinho foi visualizado pelos policiais que ao realizarem a abordagem foi lhes apresentado um documento falso.

A PM desconfiou do rapaz e após levantamento de dados junto a Central de Operações foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele pela Comarca de Caraúbas pelo crime de tráfico de drogas. Diante do flagrante ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos, onde também deverá responder por falsidade ideológica.
caraubas
Alex.

* Reunião discute potencialidades turísticas em cavernas do RN.

O Governo do Estado realiza na próxima segunda-feira (30), às 11h, no Auditório do Gabinete Civil, reunião com prefeitos de diferentes municípios para discutir as potencialidades turísticas em cavernas no Rio Grande do Norte. A reunião contará com a presença do Analista Ambiental, Diego de Medeiros Bento, Chefe da Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que trará um mapeamento das cavidades com potencial turístico.

Será apresentado ainda um projeto para que o Parque Nacional Furna Feia, localizado em Mossoró e Baraúna, entre em operação, com regulamentação das visitas, e possa fazer parte dos roteiros de ecoturismo de aventura do país. A apresentação ficará a cargo do Leonardo Brasil, chefe do Parque. Criado em 2012, o Furna Feia, é o maior parque nacional de cavernas do Brasil e representa um dos maiores biomas remanescentes da caatinga, com grande importância no cenário espeleológico brasileiro.