domingo, 12 de junho de 2016

* Janot pediu que inquérito contra Lula vá para a Justiça Federal.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que remeta inquérito contra o ex-presidente Lula para a Justiça Federal. O processo se refere ao conteúdo da delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral.

Na delação, Delcídio disse que o ex-presidente Lula tentou interferir para evitar que o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Ceveró, assinasse acordo de delação premiada com a força-tarefa da Lava Jato. No dia 8 de abril, Lula prestou depoimento ao Ministério Público Federal (MPF) e negou as acusações.

A argumentação de Janot é que, com a cassação do mandato de Delcídio, nenhum dos denunciados no inquérito tem foro privilegiado. A decisão está nas mãos do ministro do STF, Teori Zavaski. Caso siga a recomendação de Janot, o processo envolvendo Lula vai para o juiz Sérgio Moro, em Curitiba.
janot
Janot.

* Mistério Público suspende festas juninas em Pernambuco.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) voltou a recomendar que municípios com a folha de pagamento em atraso não promovam festas de São João neste ano. Dessa vez, a notificação foi enviada aos prefeitos de Xexéu, Eudo Magalhães, de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, de Água Preta, Armando Souto, e de Pesqueira, Evandro Chacon. O objetivo é tentar evitar uma festividade em detrimento do bem estar financeiro dos servidores, comissionados ou temporários.

O Ministério Público de Contas de Pernambuco(MPCO), ligado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), já havia pedido sobriedade a todos os municípios pernambucanos quanto aos gastos das festas juninas por conta da crise econômica que atinge, atualmente, o país. O alerta foi dado, principalmente, aos municípios que estão com salários de servidores atrasados.
festas juninas canceladas
Festejos.

* Operação Lava-Jato chega a 60 delações.

O conjunto de colaborações premiadas da Operação Lava-Jato já supera seis dezenas de delatores, segundo apurou o Correio Braziliense com fontes ligadas ao caso. Uma delas atesta que já são 69. Ao lado das 75 prisões preventivas, 1.237 procedimentos abertos, entre inquéritos, ações penais e de improbidade, a maior operação de combate à corrupção do país só tem superlativos desde que se tornou pública uma investigação da Polícia Federal para apurar crimes cometidos por doleiros no Paraná e em Brasília.

A primeira fase foi deflagrada em 17 de março de 2014. Noventa e três pessoas já foram condenadas pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. No Supremo Tribunal Federal, há um réu — o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) —, vários políticos denunciados e 139 autoridades com foro privilegiado, como ministros e parlamentares, investigadas por corrupção e lavagem de dinheiro.

* Atirador mata cerca de 20 pessoas e fere mais de 40 em boate gay.

A polícia de Orlando, nos Estados Unidos, informou que aproximadamente 20 pessoas foram mortas e pelo menos 42 ficaram feridas por um atirador na boate Pulse no início da madrugada de hoje (12). O homem ainda fez reféns, mas foi morto durante uma troca de tiros com a polícia. A boate é voltada para o público LGBT.

Um policial chegou a ser atingido no capacete, segundo informações divulgadas no Twitter da polícia de Orlando. Os feridos foram levados para os hospitais da cidade. Em dois dias, este é já o segundo caso de tiroteio em Orlando. Na sexta-feira, 10, um homem matou a tiros a cantora Cristina Grimmie após um show.
orlando
Caso a ser investigado.

* Robinson Faria confirma aliança do PSD com PTN.

O presidente do Partido Social Democrático (PSD-RN), o governador Robinson Faria participou na manhã desse sábado (11) do Encontro Estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) que reuniu lideranças nacionais e municipais, a exemplo do deputado federal Fábio Faria (PSD) e os deputados estaduais do PSD, Jacó Jácome e Carlos Augusto Maia.

Na ocasião Robinson Faria confirmou a aliança do PSD com o PTN. “Esse é um encontro de cidadania para discutir os anseios da população do Rio Grande do Norte. Por isso confirmo aqui essa parceria entre os partidos e convido a militância do PTN para se unir a militância do PSD e juntos construímos um RN melhor ”, destacou Robinson.

Já o deputado federal Fábio Faria também reafirmou o compromisso da aliança partidária e agradeceu o convite para prestigiar o evento. “Estou me sentindo em casa com tantos nomes conhecidos da política potiguar e é com esse espírito de colaboração que precisamos andar de mãos dadas para trazer mais resultados positivos para o RN e o Brasil”.

O deputado estadual Jacó Jácome (PSD) também discursou em prol da união dos partidos. “Fui muito bem acolhido no PSD, mas demonstro meu carinho e respeito pelo PTN, partido pelo qual o meu pai, o deputado federal Antônio Jácome é presidente estadual. Percebo que nunca foi tão necessário a aliança entre as duas siglas para conduzir esse Estado a um futuro ainda mais promissor”.

Também participaram do evento a presidente nacional do PTN, a deputada federal Renata Abreu e o deputado federal do PTN-GO, Alexandre Baldy.
robinson_PTN
Governador Faria.