sexta-feira, 8 de julho de 2016

* História: Silvério Marinho - Fundador de São Geraldo.

SILVÉRIO MARINHO DA MOTA, filho de Manoel Marinho da Mota e Antonia Rufina da Mota, nasceu em 20 de junho de 1905, na várzea do município de Apodi/RN. O caçula entre outros irmãos, estudou até o 3º ano primário com a professora Herculana Morais, que ensinava como professora particular a um grupo pequeno de alunos.

Saiu da casa dos seus pais, na Várzea do Apodi, no ano de 1933, mudando-se para o Sítio Cumbe, no município de Caraúbas/RN. Nunca quebrou o elo com seus familiares e amigos. No ano de 1934 construiu a primeira casa de tijolo(essa casa existe até hoje e localiza-se no centro da comunidade) e um grande armazém comercial, dando assim inicio a fundação do Distrito de São Geraldo.  Quando se tornou proprietário do Sítio Cumbe, hoje São Geraldo, umas das primeiras providências que fez foi dar emprego para vários dos seus conterrâneos, começando pelo seu vaqueiro Bento Horácio e também outros,  que trabalharam na agricultura e corte de palha de carnaúba, etc. 


Em 1935 casa-se com Guiomar Marinho da Mota. Desse consórcio teve os seguintes filhos: Adete Guiomar da Mota, Alarmar Guiomar da Mota, José de Ribamar Marinho da Mota, Maria da Salete Marinho da Mota e Silvério Marinho da Mota Júnior. 

Silvério era de religião Católica Apostólica Romana, e foi batizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista,  na cidade do Apodi. Participou de todas as festas da padroeira, no dia 08 de dezembro, desde a época de criança até o ano de 1982, pela última vez fez a sua homenagem a sua protetora Virgem da Conceição.

Em 1936, Silvério Marinho  tornou-se proprietário da maior parte da terra do Sítio Cumbe, que tinha essa denominação em virtude de estar localizado â margem esquerda do riacho Cumbe, no município de Caraúbas/RN. Tendo o sítio permanecido com este nome, até o ano de 1942, quando Silvério pagou uma promessa em agradecimento por sua saúde, construindo uma Capela no ano de 1940 com recursos próprios e ajuda dos amigos: Adelino Sena, Raimundo Sena, José Sena, Raimundo Sena Sobrinho, Francisco Lopes, Joel Gurgel, Adauto Morais, Herculana Morais, Clementino Farias que se tornou em 1940, proprietário do restante do sítio doando o terreno para a construção da capela e muitos outros que colaboraram. Na época o prefeito de Caraúbas, Sr. João Gurgel Guerra, conhecido pela alcunha de Joca Guerra, e sua esposa Dona Nazaré, eram amigos do casal Marinho Mota e por esse motivo os presentou com a imagem de São Geraldo para ser o padroeiro da capela, mas como havia feito a promessa para Nossa Senhora da Saúde, Silvério combinou com o seu compadre e amigo Clementino Farias mudar o nome de sítio Cumbe para São Geraldo em homenagem ao prefeito pelo presente recebido e a capela seria chamada de Nossa Senhora da Saúde.  Quando construiu a capela, quem tocava banda de música nas festas de 15 de agosto era a banda de música da cidade do Apodi e as cantoras da Igreja Nossa da Conceição que eram: Senhora Adolfina, Isa Mota entre outras.

Silvério Marinho da Mota é considerado um dos principais fundadores do Sítio São Geraldo, contribuindo para que sua localidade um dia torna-se "Distrito" do município de Caraúbas/RN. O que de fato aconteceu no ano de 1963, através da lei nº  3003, de 19 de dezembro de 1963, sancionada pelo  Governador do RN,  Aluizio Alves,  a então Vila de São Geraldo, passou a categoria de "Distrito" de São Geraldo. 

No ano de 1976, foi candidato a vice-prefeito de Caraúbas, na chapa encabeçada por Guido Gurgel, mas  infelizmente não foram eleitos. Silvério Marinho foi também candidato a vereador de Caraúbas, sendo eleito e representando a sua comunidade. 

Silvério Marinho da Mota, faleceu no Distrito de São Geraldo, município de Caraúbas/RN no dia 01 de janeiro de 1983. É patrono da Quadra de Esportes de São Geraldo. Seu nome é um dos principais  nomes cotados para o "futuro município de São Geraldo", com o nome de "Silvério Marinho",  a ser desmembrado de Caraúbas/RN.
Silvério Marinho.
Fonte: Adete Mota, filha de Silvério Marinho da Mota

* Em Caraúbas, aconteceu mais um assassinato.

A violência se instalou de vez no município de Caraúbas pois agora à pouco, aconteceu mais um assassinato, desta feita a vítima é conhecida com Antônio de Gerôncio.

O acontecido se deu no bar de Dodô, bairro Leandro Bezerra.

A PM faz o isolamento do local.
Vitima.

* Luiz Agnaldo o eterno sonhador.

A comunidade do Arapuá tem grandes talentos e uma população batalhadora e que já passou por grandes necessidades e que agora tem um semblante muito diferente. Outro fator notável é o carinho que o Vereador Luiz Agnaldo tem para com aquela comunidade, um homem sábio, professor e que lutou muito para conseguir progresso do Arapuá, não abre mão de lutar por melhorias para a comunidade em cada dez palavras que ele elogia metade é com o Arapuá. 

A comunidade de Arapuá também demostra grande apreço por ele, o tem como um líder não apenas político mas também como exemplo de superação e caráter, homem digno, sonhador e que sempre está à disposição para todos. 

A comunidade do Arapuá ver na pessoa de Luiz Agnaldo a esperança por dias melhores, uma vez que o atual representante, não tem a competência para representar a comunidade, e que nunca ligou para buscar melhorias para o Arapuá.  Digamos que Luiz e Arapuá é igual a um laço de união, vai e volta sempre, e não esquece da nação, se for preciso briga e nunca abre mão, luta até debaixo D'água enfrentando tubarão, Luiz Agnaldo e Arapuá é a casa e o botão.
Vereador Luiz Agnaldo. diário santanense . 

* Em Caraúbas, pré candidatura de Carol Fernandes já nasceu fortalecida.

Em Caraúbas, a pré candidatura de Carol Fernandes (PR), já nasceu em grande estilo e muito fortalecida em termos de apoio locais.

Além de contar com o apoio incondicional do partido, a postulante já recebeu uma nítida demonstração que contará com a maioria esmagadora das principais lideranças políticas do município.

Nos próximos dias é aguardada a declaração de apoio por parte de Ferreira Junior e toda sua base política, Novinho Praxedes e seus seguidores entre outros nomes.

A postulante já abriu diálogo político com o grupo da família Oliveira, das lideranças Baldo Oliveira,Wilson Amorim entre outros.

Eita que parece que Juninho Alves encontrou uma adversária para o pleito de outubro vindouro.
A bela chegou.

* Nota de pesar da Escola Estadual Antônio Carlos pelo falecimento de Maria da Conceição Gurgel Araruna.

Informamos com muita tristeza, o falecimento inesperado da nossa ex- funcionária e ex-diretora de nossa Escola Estadual Antônio Carlos: Maria da Conceição Gurgel Araruna. Nossos sentimentos ao Sr. Miguel Araruna e filhos, bem como, a todos os familiares.
Nesse momento de dor e saudades a Unidade de Ensino Antônio Carlos encontra-se em profundo pesar.

* Governo do RN prorroga contratos com empresa suspeita de fraude.

O Governo do Estado prorrogou nesta quinta-feira (7) dois contratos com a empresa Ponta Distritbuidora de Alimentos e Serviços Ltda - suspeita de fraude em licitações. A empresa é responsável pela gestão e operacionalização de restaurantes populares em várias cidades do Rio Grande do Norte. Os dois contratos prorrogados somam R$ 9.132.097,56.

De acordo com a Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Socials (Sethas), responsável pela prorrogação, os contratos são referentes a gestão e operacionalização do programa Restaurante Popular. A Sethas ressaltou que, embora a empresa seja suspeita de fraude em licitações do mesmo programa, não houve nenhuma decisão judicial suspendendo a participação dela em licitação ou contratação. A restrição, segundo a Sethas, foi imposta às pessoas físicas.

"O parecer do Procurador Geral do Estado foi embasado em decisões da Justiça, entre elas um embargo de declaração que deixou claro não haver relação da pessoa física com a pessoa jurídica no referido caso", informou a secretaria.
De acordo com MP, empresários tentavam fraudar licitação para fornecer alimentos a Restaurantes Populares do RN (Foto: Reprodução/ Inter TV Cabugi)
Isso não é bom.

* Maranhão confirma para dia 14 eleição do novo presidente da Câmara.

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, voltou a afirmar hoje (8) que a eleição para a escolha do novo presidente da Casa será feita na próxima quinta-feira (14). A decisão vai de encontro à deliberação do colégio de líderes, que havia remarcado o pleito para terça-feira (12).

A definição em torno da escolha do novo ocupante da cadeira de presidente da Câmara, após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem gerado confusão entre os deputados. Ontem (07), Maranhão comunicou que a eleição seria na quinta-feira e, logo em seguida, uma reunião de líderes partidários antecipou o pleito para a terça-feira.

Ao justificar a manutenção da data de quinta-feira, Waldir Maranhão disse que, pelo Regimento Interno da Câmara, a prerrogativa de marcar e desmarcar sessões é do presidente da Casa. “Faremos as eleições na quinta-feira; o Regimento e a Constituição estabelecem que a presidência tem essa prerrogativa”, disse, ao sair da Câmara na tarde desta sexta-feira.
waldir_maranhao
Maranhão.

* Tião da Prest lança hoje sua pré-candidatura a prefeito de Mossoró.

O empresário Tião Couto, o Tião da Prest, lança nesta sexta-feira sua pré-candidatura a prefeito de Mossoró, tendo como companheiro de chapa o empresário Jorge do Rosário. O evento terá início às 19 horas no Hotel Vila Oeste com a presença de políticos de São Paulo.
tião-750x500-1-300x200
Tião em ação.