sexta-feira, 21 de outubro de 2016

* Tesouro Nacional diz que RN perdeu capacidade de endividamento e fica impedido de receber empréstimos.

Segundo o G1 da Globo, a Secretaria do Tesouro Nacional divulgou nesta quinta-feira (20) boletim sobre as finanças públicas no qual avaliou que 14 das 27 unidades da federação têm “boa situação fiscal” e, por isso, teriam direito a buscar aval da União para novas operações de crédito.

Os estados com “boa situação fiscal” e, portanto, elegíveis ao aval da União para novas operações de crédito, são: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rondônia, Roraima, Tocantins, além do Distrito Federal.

O Rio Grande do Norte perdeu a capacidade endividamento conquistada no Governo de Rosalba Ciarlini, que saiu do Governo e deixando o Estado em boa situação fiscal.

* Candidato do PMDB é eleito prefeito de Ielmo Marinho.

O Tribunal Regional Eleitoral do RN reformou decisão que havia decretado a inelegibilidade do candidato do PMDB a prefeito de Ielmo Marinho, Cássio Cavalcante de Castro. O relator do processo foi o juiz federal Almiro Lemos.

Cássio obteve 5.711 votos, o equivalente a 67% dos votos válidos, e com a nova decisão acabou deferido o seu registro de candidatura, tornando-o eleito. A oposição pode recorrer da decisão ao TSE.
dr_cassio
Eleito de novo!

* IBOPE no RJ: Crivella tem 46% e Freixo, 29%.

Levantamento sobre intenção de voto para prefeito do Rio de Janeiro no segundo turno, divulgado pelo Ibope no início da noite desta quarta-feria (20), mostra o candidato Marcelo Crivella (PRB) em primeiro, com 46%. O candidato Marcelo Freixo (PSOL) permanece em segundo lugar, com 29% de intenções. Votos brancos e nulos somaram 21% e indecisos, 4%.

No levantamento anterior, Crivella tinha 51%, e Freixo, 25%. Votariam em branco, nulo ou em nenhum 21% e não souberam/não responderam 3%. O Ibope ouviu 1.001 eleitores de todas as regiões do Rio, com 16 anos ou mais, de 17 a 19 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RJ-00407/2016.

* Henrique Alves diz que está à disposição da justiça.

O ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, encara de forma natural o encaminhamento do processo para a Justiça Federal do Rio Grande do Norte pelo fato de não se tratar de Operação Lava-Jato. Vale ressaltar que o inquérito se inicia para investigação apenas agora.

Henrique reafirmou com veemência que todos os recursos recebidos nas campanhas do PMDB/RN foram oficiais, devidamente registrados e as prestações de contas estão disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral, como determina a lei. Por último, ele destaca que está à disposição da Justiça, confiante que as ilações envolvendo o seu nome serão cabalmente esclarecidas.
henrique aedes
Alves no olho do fura-cunha!

* Janot acusa Collor por 30 crimes de corrupção entre 2010 e 2014.

O ex-presidente Fernando Collor de Melo (PTB-AL) é acusado pela Procuradoria-Geral da República de ter recebido ao menos 29 milhões de reais em propinas entre 2010 e 2014 referentes a dois contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras que, segundo revelaram as investigações da Lava Jato, também teria sido palco de um esquema de corrupção e loteamento de cargos políticos de maneira similar ao que ocorreu na estatal petrolífera.

A acusação faz parte da denúncia contra o senador que foi oferecida ao Supremo em agosto de 2015, e aditada em março deste ano, e estava sob sigilo até agora. O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato na Corte, levantou o segredo dos autos.

Segundo a acusação, as propinas estariam relacionadas a um contrato da BR de troca de bandeira de postos de combustível com a empresa Derivados do Brasil (DVBR), e a um contrato de construção de bases de distribuição de combustíveis firmados entre a BR Distribuidora e a UTC Engenharia.
collor_veja
Collor de Melo.

* Mamografia não aumenta o risco de câncer na tireoide, diz especialista.

Todo mês de outubro, o movimento Outubro Rosa chama atenção para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce pelo mundo. A campanha divulga a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.

Neste ano, no entanto, as mulheres foram aterrorizadas por um vídeo enviado via WhatsApp, e que também circula no Facebook, no qual uma mulher não identificada diz que os casos de câncer de tireoide em mulheres estariam aumentando devido à realização de mamografias e radiografias odontológicas. A mesma mulher também critica os profissionais de saúde que fazem esses exames por não oferecerem aos pacientes protetores de chumbo para a garganta, parte do corpo que abriga a glândula tireoide.

Diante da polêmica surgida nas redes sociais e das dúvidas das mulheres se deveriam ou não fazer a mamografia preventiva, o Portal EBC conversou com o médico epidemiologista do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do INCA, Arn Migowski. Para Migowski, a mamografia é um exame muito seguro, mas não deve ser banalizada, sob o risco de favorecer o desenvolvimento de um câncer na mama. O médico também diz as mamografias não aumentam o risco de câncer na tireoide.
sistema_de_mamografia_do_hospital_usp_sao_carlos
Mamógrafo.

* México autoriza extradição de um dos homens mais procurados do mundo para os EUA.

Um tribunal da Cidade do México autorizou nesta quinta-feira (20) a extradição do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán aos Estados Unidos. No entanto, o criminoso ainda pode apresentar recurso para tentar impedir sua transferência. Ele é alvo de processos na Califórnia por formação de quadrilha e narcotráfico.

Ex-chefe do cartel de Sinaloa, “El Chapo” foi preso no último dia 8 de janeiro, seis meses depois de sua fuga cinematográfica da penitenciária de segurança máxima Altiplano I, na qual usou um túnel de 1,5 km. Ele chegou a ser considerado o segundo homem mais procurado do mundo, atrás apenas do fundador da Al Qaeda, Osama bin Laden. Sua extradição já foi autorizada pelo governo, mas El Chapo iniciou uma batalha judicial para ficar em seu país.

Para aprovar a transferência, o México recebeu garantias de que o criminoso não será condenado à morte, já que tal pena não existe na legislação mexicana.
chapo
Chefão.

* Agentes da PF fazem operação contra policiais legislativos no Congresso.

O Congresso Nacional amanheceu cercado por policiais federais na manhã desta sexta-feira (21). Fortemente armados e encapados, eles vasculharam salas e gabinetes. A ordem é colher provas contra policiais legislativos lotados no Senado Federal suspeitos de  atrapalhar investigações da PF constantemente.

Outras equipes da PF também fazem buscas em apartamentos de Águas Claras, nas residências dos suspeitos.
20161021082250965852i
PF.