domingo, 23 de outubro de 2016

* Acidente com vítima fatal em Caraúbas.

O domingo (23) terminou com uma tragédia no trânsito caraubense pois de acordo com as informações que chegam a nossa redação, um jovem conhecido como Flávio teve sua vida ceifada após uma colisão entre duas motos.

Essas informações apontam que a colisão ocorreu nas imediações da mercearia de Leo, no Alto Liberdade.

A outra pessoa que se envolveu na colisão se chama Assis Moto Taxi que não corre risco de vida.

Lamentável o ocorrido...
Vítima.

* “Os partidos são casas de negócios”, diz ex-ministra do STJ.

Primeira mulher no Superior Tribunal de Justiça e famosa por acusar a existência de “bandidos de toga” quando ocupou por dois anos o cargo de corregedora nacional do Conselho Nacional de Justiça, a ex-ministra Eliana Calmon, 71 está aposentada do serviço público há cerca de mil dias, mas segue disparando críticas ao sistema político e ao Judiciário.

Em entrevista exclusiva à ISTOÉ, a advogada diz que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, é “o pai do desmonte do CNJ” e o acusa de apoiar o “inoportuno” reajuste salarial de magistrados para “ficar bem com o Poder Judiciário”. E declara que a medida só teve sucesso no Congresso Nacional porque ninguém quis brigar com o setor: “Está todo mundo com o rabo na cerca com essa Operação Lava Jato”. Candidata ao Senado em 2014, ela diz que a experiência foi rica para “conhecer a política por dentro” e afirma que ninguém quer melhorar a situação partidária.
calmon
Ex ministra.

* Eleitores de 19 municípios do Rio Grande do Norte passarão por revisão biométrica.

Mais 19 municípios do Rio Grande do Norte terão seu colégio eleitoral revisado por meio de recadastramento biométrico. A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral publicou nesta semana provimento que torna pública a relação das localidades cujos eleitores passarão pela coleta da biometria.

As cidades do estado que passarão pelo recadastramento são: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Baía Formosa, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Galinhos, Goianinha, Jardim de Piranhas, Jundiá, Lagoa de Pedras, Parnamirim, Pendências, Pureza, São Gonçalo do Amarante, Senador Eloi de Souza, Tibau do Sul e Vila Flor.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) definir o cronograma de atividades, que só devem começar depois do segundo turno das eleições municipais, no próximo dia 30.

“A ação tem como objetivo dar seguimento à identificação do eleitorado brasileiro por meio da impressão digital, habilitando-o a ser identificado por meio de ferramentas biométricas, que proporcionam ao sistema eleitoral mais segurança e confiabilidade”, diz a nota do TSE.

O recadastramento biométrico vem sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. A principal vantagem do sistema biométrico é a segurança, além da atualização do cadastro. 
biometria-em-blumenau-eleicao-221-e1459601665337
Biometria.
Agora RN

* Seca avança no Nordeste e assume contornos severos, mostra estudo.

Os cenários de seca extrema e seca excepcional cresceram no Nordeste, abrangendo partes de todos os 9 estados. É o que mostra o mapa de setembro do Monitor de Secas do Nordeste do Brasil. O Ceará é um dos que apresentam maior avanço da estiagem. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 75% do território do estado apresenta seca extrema ou seca excepcional.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o quadro se agravou de forma significativa na região. Em setembro de 2015, o Maranhão, por exemplo, possuía áreas de seca grave, moderada e fraca. O mapa de setembro deste ano mostra grande parte do território do estado com seca extrema.

“O avanço da intensidade de seca mais severa tem atingido até regiões litorâneas que, geralmente, são mais beneficiadas com chuvas. Por exemplo, o litoral do leste do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até parte da Bahia”, cita o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.
seca
Seca braba.

* Jô Soares assina contrato com SBT e estreia programa em 2017.

Jô Soares comanda sua última temporada temporada à frente do “Programa do Jô”, na Globo. Apesar de já ter demonstrado sua tristeza ao deixar a emissora, o apresentador já tem destino certo e uma nova casa: é o que garante o colunista Leo Dias, do jornal “O Dia”.

Como já havia sido especulado em julho, o comandante do talk-show assinou contrato com o SBT e segue na Globo só até dezembro. Procurada pelo Purepeople, o canal de Silvio Santos – que teria negado uma entrevista a Jô – não negou a informação, mas afirmou desconhecê-la. “A emissora desconhece essa informações e não vai dar detalhes sobre isso”, indicou por meio de sua assessoria de imprensa.
jo_soares
Grande Jô.

* Semana começa com paralisação na Ufersa e UFRN.

A semana começa com paralisação na Ufersa (Universidade Federal do Semiárido) e UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Amanhã (24), professores e técnicos cruzam os braços em protesto contra a PEC 241.

* TJRN elege novo presidente.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) elege nesta segunda-feira (24), de forma consensual, seu novo presidente.

O desembargador Expedito Ferreira de Souza assume o comando da Corte, a partir da sua posse em 05 de janeiro de 2017.

Ele já presidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) e a Esmarn (Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte).
expedito_ferreira
Expedito.

* Troca de cartas entre facções faz explodir a onda de violência nas cadeias.

Duas cartas escritas à mão — uma assinada pela cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC) e outra por líderes do Comando Vermelho (CV) — fizeram explodir a panela de pressão do sistema penitenciário brasileiro. O fim da trégua entre as duas principais facções criminosas do país tem causado conflitos, rebeliões e mortes. Somente na última semana, cerca de 30 pessoas, a maioria detentos, foram executadas no Norte e no Nordeste por causa dessa guerra. Especialistas temem que o caos avance sobre os muros dos presídios.

Além de uma disputa territorial, um dos principais motivos do conflito é a hegemonia no controle do tráfico de drogas. Em comunicados enviados a integrantes de todo o país em setembro deste ano, as duas facções se acusam de ter iniciado a guerra. “Mandaram nossos irmãos se retirar na força e a nossa amizade já não é a mesma. Somos de paz, porém jamais fugiremos das guerras”, afirma a carta do Comando Vermelho. Já o PCC reclama de desrespeito: “Para nós, sempre foi mais viável a paz, mas como nunca tivemos esse retorno por parte dos integrantes do CV, que sempre agiram de ousadia nos desrespeitando e desafiando, acabamos chegando a esse embate.”
escrita
Aí é bronca.

* Aí mata: 2.442 prefeitos vão assumir municípios no vermelho.

Pelo menos 2.442 municípios gastam mais do que arrecadam, ou seja, são deficitários, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios. Esse número representa 77,4% das 3.155 cidades que prestaram informações ao Tesouro Nacional.

A declaração não é obrigatória, mas representa o retrato mais amplo disponível sobre as finanças das prefeituras – 5.570, no total. O quadro deve piorar até o fim do ano, com a contínua queda da arrecadação, deixando a bomba fiscal para os novos prefeitos.
cofre-vazio
Cofres vazios.

* Autoridades das Américas reunidas em Cuba debatem combate a zika, dengue e chikungunya.

Autoridades de saúde de mais de 30 países concordaram sobre uma série de ações conjuntas para monitorar, diagnosticar e tratar um grupo de vírus transmitidos por mosquitos — como zika, dengue e chikungunya — durante reunião realizada esta semana em Havana e convocada pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e pelo Ministério de Saúde Pública de Cuba.

“Dengue, chikungunya, febre amarela e zika, com suas lamentáveis complicações como microcefalia e seus impactos sociais e econômicos, afetam principalmente as populações mais vulneráveis de nossa região”, afirmou Carissa Etienne, diretora da OPAS/OMS, ao abrir a reunião concluída na sexta-feira (21).

“A incidência desses vírus sobrecarrega os sistemas de saúde da região e constitui um desafio que devemos abordar de forma integrada, juntando recursos e compartilhando as experiências e boas práticas que cada país tem desenvolvido para enfrentar essas doenças”, acrescentou.
dengue_estudo
Mosquito foi esquecido mais segue em ação.

* PT pode apoiar nome do PMDB para presidir o Senado.

Com aval do Planalto para substituir Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) tem buscado todas as forças da Casa para garantir unanimidade em torno de sua candidatura, negociando, inclusive, cargos para o PT na Mesa Diretora. Os considerados mais ideológicos pelos colegas, como o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), por sua vez, preferem não se aliar a um nome que votou pelo impeachment.

Segundo a Folha apurou, senadores petistas procuraram Eunício para saber se ele estaria disposto a adotar, na eleição de fevereiro, o critério da proporcionalidade para a distribuição de postos no comando do Senado. Em troca, receberia o apoio de pelo menos parte da bancada do principal partido de oposição ao governo de Michel Temer. Para se eleger presidente da Casa, o senador precisa do voto de 41 dos 80 colegas. O PMDB de Eunício tem 18 parlamentares na Casa. O PT, partido da ex-presidente Dilma Rousseff, conta com 10.

Líder dos petistas no Senado, Humberto Costa (PT-PE) disse que a atitude da sigla é em defesa da proporcionalidade e que, caso o candidato do PMDB adote o critério, terá o apoio da bancada do PT. “Em princípio, isso vai fazer com que a gente vote no nome que for sugerido pelo maior partido da Casa, o PMDB”, disse Costa à Folha.
eunicio
Eunício de Oliveira.

* Gangue que já estuprou mais de 40 homens causa terror em SP.

Uma gangue tem aterrorizado os homens da cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Nos últimos dois meses, a polícia registrou pelo menos 40 casos de estupros de homens, a maioria na Zona Sul da cidade. No entanto, diante do constrangimento, as autoridades acreditam que o número de vítimas seja ainda maior.

A ação do grupo, composto por três homens, é sempre a mesma. Primeiro, a gangue aborda e rende a vítima, que é levada para um lugar abandonado, depois, os criminosos, de estatura alta e forte, estupram a vítima. Nas imagens captadas por câmeras de segurança, um dos agressores aparece portando uma arma de fogo.
guangue
Gangue;

* Carros batem de frente e três pessoas morrem na RN-015.

G1 RN – Três pessoas morreram em um acidente de carro na RN-015, no município de Baraúna, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Dois veículos bateram de frente próximo à comunidade Primavera neste sábado (22). As vítimas foram identificadas como Edivone de Lima Pinheiro, de 54 anos, e a esposa dele, Maria de Fátima Sobral de Medeiros, de 48.

O casal morava no Sítio Tomé, no município de Quixeré, no estado do Ceará, e estava indo para cidade de Apodi. Os corpos ficaram presos às ferragens e foi preciso acionar o Corpo de Bombeiros para o resgate. A outra vítima foi identificada como Gilberto Soares Batista. Ele morava em Baraúna e estava retornando da casa de familiares na comunidade de Juremal. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu dentro da unidade do Samu.
RN015
Tragédia.