domingo, 12 de março de 2017

* Em 5 anos, RN teve 116 mortes em cadeias e pelo menos 716 fugitivos.

G1/RN: De janeiro de 2012 a janeiro de 2017, pelo menos 716 presos fugiram e outros 116 morreram em unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Os dados são de um relatório do governo do RN enviado à Procuradoria Geral da República, nesta sexta-feira (10), em resposta a questionamentos do procurador-geral, Rodrigo Janot, sobre a crise no Sistema Penitenciário potiguar.

Os números, no entanto, podem ser ainda maiores, pois os dados apresentados pelo governo referentes aos anos de 2012 e 2013, por exemplo, não apresentam precisão. Em alguns relatos de fugas desses anos a quantidade de foragidos não é especificada.

No próprio documento, o governo faz a ressalva: "É importante registrar que a Seção de Inteligência foi implantada no atual Governo, ocasião em que foi dado início ao trabalho mais intenso de coleta de informações das unidades prisionais do Estado, incluindo as ocorrências das gestões de governos anteriores".



Os questionamentos do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre a situação do Sistema Penitenciário do RN foram feitos após as rebeliões no presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta, que resultaram em pelo menos 26 detentos assassinados.


O governo do estado explica ainda que as mortes nos presídios são investigadas pela Polícia Civil e os dados apresentados no ofício dizem respeito a procedimentos instaurados. Do total de 116 mortes que constam no documento, 112 foram confirmadas como homicídio, uma como suicídio, duas estão com "causa ainda não definida" e uma foi caracterizada como "ação típica do estado".


Neste ano de 2017, foram registradas outras duas mortes que não constam no relatório apresentado pelo governo à Procuradoria Geral da República, pois aconteceram no início deste mês março. No dia 4, dois detentos foram encontrados mortos na Cadeia Pública de Mossoró, região Oeste do estado.


De acordo com documento que o G1 teve acesso, do total de 8.231 detentos que compõem a população carcerária do Rio Grande do Norte, 6.323 são presos sentenciados ou provisórios. Outros 1.107 são de regime semiaberto e 801 do regime aberto. O estado do Rio Grande do Norte prevê, em seu planejamento estratégico, a criação de 4.603 vagas, a serem disponibilizadas nos próximos cinco anos, conforme Plano Diretor em elaboração.
Presos carregam um detento ferido na penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte (Foto: Andressa Anholete/AFP)
Caos total.

* População pedindo socorro: Hospital de Caraúbas sem médico constantemente, vergonha perigosa.

O clamor e os pedidos de socorro ecoam por todas as partes de Caraúbas, o motivo é a constante falta de médicos, INCLUSIVE NESSE, MOMENTO HOJE (12/03), no Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva.

Essa questão já ultrapassou todas as questões possíveis e imagináveis pois ela trata da vida.

Até quando vamos aceitar essa farsa chamada 'Saúde Caraubense'?

Autoridades façam algo para evitar esse descaso!

Ninguém aguenta mais tanto abandono e desfaçatez por parte da Direção do Hospital de Caraúbas e o Prefeito municipal.

Estão esperando alguma pessoa rica ou importante morrer para tomarem providência?

Essa era a "Nova" Caraúbas que iria chegar?

Esse é o tempo de avançar?

Prefeito. Antônio Alves da Silva, com todo respeito,  use sua força política para perseguir menos e lutar mais pelo seu povo, estamos todos pedindo socorro pois estamos fadados a qualquer hora precisarmos do atendimento médico do Hospital de Caraúbas, inclusive vossa excelência, quando não tiver de diária. 

Demais autoridades, Dr. Falcão e Dr. Rafael Paes, vereadores, deputados quem quer se seja e possa ajudar Caraúbas, SOCORRO!

VALE RESSALTAR QUE ESTAMOS VIVENDO UM PERÍODO DE MUITAS VIROSES, FICA A DICA!

ESSA POSTAGEM  É UM DESABAFO EM NOME DE TODA SOCIEDADE CARAUBENSE QUE SE ENCONTRA PREJUDICADA COMO ESSA IRRESPONSÁVEL SITUAÇÃO!

ABSURDO DIÁRIO!  

* Em Caraúbas, corte de terra da Pedreira Potiguar já atingiu as 800 horas e o trabalho segue a todo vapor.

Com uma estrutura e logística nunca vista em Caraúbas, o corte de terra da Pedreira Potiguar já chegou a marca das 800 horas de terras cortadas para os agricultores locais.

A iniciativa do casal José Luis e Carol Fernandes, sobre a coordenação servidor Fábio Barreto, recebe elogios por onde tem passado, muito bem.

Após beneficiar as regiões da várzea (São Geraldo, Apanha Peixe, Fortuna 1 e 2, Xique Xique, Marrecas 1 e 2, Mariana 1 e2  e adjacentes) Assentamentos (Ursulina, Santo Agostinho, São José e Pitombeira, Firmesa), Riacho do Mulato, Região do Rio Mari, Região de Santo Antônio e adjacentes.

Por determinação do casal, (ZL e CF), os trabalhos não irão parar até o último agricultor não for beneficiado, e nesse viés as ações seguirão a todo vapor e amanhã (13), chegará a região da Caatinga, tendo início pela comunidade da Pedra 1.

O corte de terra da Pedreira Potiguar não tem distinção partidária e sem limite de tempo, o agricultor é que diz a quantidade de horas que necessita, nossa.

O casal já pensa em realizar novos projetos que beneficie a coletividade caraubense, fora que nos bastidores, reuniões com políticos ocorrem no intuito de ratificar reivindicações em prol de Caraúbas.

A Pedreira Potiguar tem 12 anos de serviços em prol de Caraúbas, e essa marca de trabalho não irá ter fim, mesmo sem aspirações políticas por parte dos seus comandantes, como é que é!

Os agricultores agradecem as ações do casal José Luís e Carol Fernandes.
Após serviços na região de Santo Antônio.

* Deputados querem legalizar rinha de galo.

Um grupo de deputados quer enxertar uma emenda na PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da Vaquejada, que deve ir contra decisão do STF e constitucionalizar a vaquejada como manifestação cultural.

Além do rodeio, que já consta no texto, essa turma quer que a rinha de galo também entre para a Constituição.
Marcelo Theobald
Brigas de galo na pauta.

* População de Santana do Seridó protesta contra construção de presídios.

Ontem (11) a população de Santana do Seridó foi às ruas, contra a proposta do Governo do Estado construir dois presídios no município. 

Vários vereadores, não só de Santana do Seridó, mas também dos municípios vizinhos, acompanharam o protesto. 
Protestos.

* Veículos são incendiados em pátio de delegacia no interior do RN.

Dois veículos foram incendiados dentro de um pátio da Polícia Civil em Baraúna, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte, no final da noite deste sábado (11). No mesmo local funciona a delegacia, que estava fechada.

O delegado geral da Polícia Civil, Claiton Pinho, informou ao G1 que as equipes da cidade ainda estão investigando as circunstâncias da ocorrência, haja vista que, por ser tarde da noite, a área estava com pouco movimento.

Além disso, o delegado disse que os veículos queimados tinham sido apreendidos em ações da polícia. Os dois carros ficaram totalmente destruídos após o incêndio.
IMG_0445
Situação complicada.

* FUNASA realiza Conferências Regionais dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB).

A Superintendência Estadual da Funasa no Rio Grande do Norte (Suest/RN), em parceria com a Universidade Federal no Rio Grande do Norte (UFRN) e Ministério Público do RN (MPRN), realiza as Conferência Regionais sobre os Planos Municipais de Saneamento Básico - PMSB. O evento tem o objetivo de renovar as informações e esclarecimentos quanto ao compromisso firmado entre os municípios, a Funasa e UFRN em prol da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico.


A Funasa enviou convites para os gestores municipais dos 86 municípios (divididos em 10 grupos) selecionados, por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 003/2015. Além dos gestores municipais, participam dos eventos os coordenadores dos comitês de coordenação e executivo.

Serviço

Evento: Conferências Regionais sobre o PMSB

Natal

Local: Auditório da Reitoria – Campus Universitário, Natal/RN
Data: 13/03/2017 (Segunda-Feira), 9h
Municípios participantes: Grupos 1 a 5

Currais Novos:

Local: Auditório do Campus da UFRN
Data: 16/03/2017 (quinta-feira), 9h
Municípios participantes: Grupos 6 e 7

Caraúbas:

Local: Auditório do Campus UFERSA
Data: 23/03/2017 (quinta-feira), 9h
Municípios participantes: Grupos 8 a 10

FUNASA.

* Depois do banho de sangue nesta noite de sábado, Mossoró registra 49 homicídios neste ano.

Na manhã deste sábado que começou violento um empresário identificado como Antônio Enéias Melo Mendes, de 58 anos, foi baleado durante um assalto ocorrido no Conjunto Abolição III em Mossoró. 

A tarde mais três pessoas foram baleadas, dois homens ficaram feridos a bala durante um atentado ocorrido na Avenida Principal do Conjunto Redenção. Felipe Maniçoba de Oliveira de 25 e Fernando Carlos Bezerra do Vale 32 anos.

Na sequencia da violencia um jovem de 21 anos de idade, identificado como Erick Matheus de Oliveira Nunes, foi baleado por volta das 14h30min na Rua da Harmonia no Alto São Manoel.

Fechando o sábado, o banho de sangue que aconteceu no Bairro Boa Vista,  com cinco pessoas mortas e outras feridas. Mossoró pula de 44 mortes violentas para 49 neste ano de 2017.
Estado abandonado.
Jbelmont

* Noite sangrenta no Bairro Boa Vista Mossoró, cinco pessoas são mortas outras feridas em festa.

Criminosos invadiram uma festa que estava sendo realizada no Romas buffet, no bairro Boa Vista em Mossoró, na rua Germano Mota no bairro Boa Vista e abriram fogo contra as pessoas que participavam do evento.

Quatro  pessoas morreram no local e uma no HRTM  outras  ficaram feridas e foram socorridas para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

Segundo a polícia militar os criminosos chegaram em um veículo tipo Corolla preto e atiraram com escopetas 12, fuzil 762, e Pistola 9mm.

Ainda não há informação sobre a motivação dá chacina nem seus autores.

As vítimas ainda não foram identificadas.
Sinais da insegurança.
Com informações do Fim de Linha

* Andrade Gutierrez diz que subornou o Tribunal de Contas de SP.

Um executivo e um ex-diretor da Andrade Gutierrez afirmaram, em negociação de acordo de delação com a Operação Lava Jato, que a empreiteira pagava propina para que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo não apontasse problemas em licitações e contratos de obras, sobretudo os do Metrô.
O órgão é responsável por decidir se as licitações e contratos do governo paulista são regulares ou não.

Um dos relatos diz que a empresa pagava o correspondente a 1% do valor do contrato que estava sob análise do tribunal para Eduardo Bittencourt Carvalho, ex-conselheiro do órgão.

O valor era entregue em dinheiro vivo para representantes do conselheiro, segundo um candidato a delator.

Bittencourt foi afastado do tribunal pela Justiça no final de 2011 sob a acusação de enriquecimento ilícito: ele acumulou um patrimônio de R$ 50 milhões quando era conselheiro, incompatível com o salário que recebia, segundo a acusação do Ministério Público aceita pela Justiça.

Ele conseguiu voltar ao cargo em 2012 por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e aposentou-se em seguida.

DIVISÃO DO SUBORNO

Segundo o relato de um dos candidatos a delator nas novas negociações da Andrade com o Ministério Público Federal, Bittencourt afirmava que o dinheiro era dividido com os outros conselheiros, com uma exceção: Antonio Claudio Alvarenga.

No entanto um ex-diretor do grupo que também negocia delação relata que todos os sete conselheiros teriam recebido suborno.

A lista do ex-diretor tem os nomes dos seguintes conselheiros: Antonio Claudio Alvarenga, Antonio Roque Citadini, Edgard Camargo Rodrigues, Fulvio Julião Biazzi, Renato Martins Costa e Robson Marinho.

* Belfort é nocauteado e Shogun e Barbosa vencem no UFC em Fortaleza.

Vitor Belfort tentou se reinventar. Foi paciente no início da luta, jogou no contra-ataque e aguentou o quanto pôde a pressão de Kelvin Gastelum, adversário 14 anos mais jovem neste sábado no Centro de Formação Olímpica (CFO) em Fortaleza. Contudo, o veterano de 39 anos acabou nocauteado ainda no primeiro round, aos 3m52s, após cair duas vezes pelas mãos do americano de raízes mexicanas. Embalado pela vitória, sua segunda desde que subiu ao peso-médio, Gastelum foi ousado e desafiou Anderson Silva após a luta.

– Tem um cara que começou isso, é uma lenda como Vitor. Estou pronto para Anderson, em 3 de junho, no Rio – disparou o lutador, que pediu para a plateia cantar “Parabéns a você” para sua mãe, que aniversariou durante o seu camp de treinamento.

Belfort também pediu por uma luta no Rio de Janeiro, que será a última em seu contrato com o Ultimate, e deixou no ar que pode se aposentar em seguida.

– Eu tenho mais uma luta no contrato, gostaria de lutar na minha casa, no Rio de Janeiro, na minha cidade natal. Desculpa a todos pelo desapontamento, mas faz parte.

SHOGUN

Quando entrou no Centro de Formação Olímpica para lutar com a tradicional sunga branca, Maurício Shogun fez os fãs mais antigos lembrarem dos tempos de Pride, quando viveu o auge de sua carreira. O sinal de bom prenúncio se concretizou com um nocaute técnico aos 59 segundos do terceiro assalto no duelo contra Gian Villante, pelo peso-meio-pesado (até 93kg), no co-evento principal do “UFC: Belfort x Gastelum”, em Fortaleza, na madrugada deste sábado para domingo.

O resultado fez Shogun quebrar dois tabus. Desde dezembro de 2013 ele não nocauteava. A última vítima desta forma havia sido James Te Huna. Outro, ainda mais longo, também ficou para trás. Desde 2006, quando ainda atuava no Pride, não emplacava três triunfos consecutivos. O desta noite soma-se aos que obteve contra Rogério Minotouro e Corey Anderson. Número 6 do ranking, ele bateu o 15º e disse ainda ter objetivos no MMA.

– Primeiramente, agradeço a Deus por me dar coragem de subir aqui e dar meu melhor. Agradeço a minha família, toda a equipe. Cada luta é um sonho, já realizei muitos sonhos no mundo da luta e ainda tenho muitos outros para realizar. Essa luta foi um dos sonhos realizados. Eu estava cauteloso de ele entrar em queda, mas o Gian é um cara duro, veio para a trocação e fiquei feliz por isso. Fico feliz de estar no Brasil, perto da minha família. Lutar em casa é sempre melhor. Obrigado, Fortaleza! Fortaleza merece esse evento porque vocês demonstram muito carinho e amor – afirmou, logo após a vitória.

BARBOSA

Parecia que a arrancada de Edson Barboza rumo a uma disputa pelo cinturão dos pesos-leves ia encontrar mais um obstáculo neste sábado no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza. O iraniano Beneil Dariush, nono colocado do ranking, lhe dava pouco espaço para soltar seus chutes com toda a potência e estava vencendo as trocas de golpe. Entretanto, o lutador friburguense tinha um truque na manga: uma joelhada voadora, que entrou de encontro no queixo do adversário e lhe garantiu o nocaute aos 3m45s do segundo round, na luta válida pelo card principal do UFC Fortaleza.

Foi a terceira vitória seguida do brasileiro Edson Barboza, quinto colocado da categoria, que deve saltar posições no ranking com o resultado e ficar próximo da sonhada disputa de título. Ele pediu pela oportunidade após a vitória.

Vitor Belfort e Kelvin Gastelum UFC Fortaleza (Foto: Getty Images)
Não deu para o Belfort.
CANAL COMBATE