sábado, 15 de abril de 2017

* Em menos de 24 horas Polícia Civil de Alexandria, com apoio do Destacamento de João Dias e GTO de Alexandria, desvendam homicídio em João Dias/RN.

Na manhã da ultima quinta-feira(13) o cabo Marcos, comandante do Destacamento policial de João Dias/RN informou para o Bel, Célio Fonseca, Delegado Regional e plantonista da 8ª DRPC que tinha recebido uma informação que o autor do homicídio teria sido um adolescente de de 17 anos, tendo o Delegado determinado que o comandante do Destacamento de João Dias efetuasse a apreensão do adolescente, o que foi feito. De imediato o Bel. Célio Fonseca se deslocou para João Dias/RN, onde após conversar com o adolescente efetuou diligências para constatar a versão do mesmo é, por haver controvérsias conduziu o menor para Alexandria, acompanhado dos membros do Conselho Tutorial. Ato continuo conduziu o Bruno, o qual estava na companhia dá vítima, minutos antes de morrer. 
 
Posteriormente recebemos informações que o autor do homicídio teria sido o adolescente juntamente com a pessoa de Lucas. Neste ínterim quando o Delegado Policia civil Célio Fonseca inquirida formalmente o Bruno, este resolveu falar a verdade é disse que estava com a vítima Jucenildo nas proximidades do Sítio Umbuzeiro, quando iam caçar e de imediato saiu do matagal o adolescente e o Lucas, o primeiro com uma espingarda é o segundo com um revólver, tendo o menor efetuado u
m disparo para o alto em seguida o Lucas começado a atirar contra Jucenildo Germano. 
 
De imediato o GTO de Alexandria, no comando do Capitão Brilhante foram até a cidade de João Dias, onde efetuaram a prisão do Lucas Tadeu da Silva e a apreensão das armas usada no delito. Que se encontravam enterradas em um sítio. 
Cb Marcos, Cap. Brilhante, Lucas(acusado) e Bel. Célio Fonseca.

* Com Alckmin na Lava Jato, cresce chance de Dória ser o presidenciável do PSDB.

Cada vez mais cresce o nome do Prefeito de São Paulo, João Dória, para ser o candidato do PSDB à Presidência da República, em 2018. 

Cotado para a disputa, o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, é apontado como o 7º político do Brasil que mais recebeu dinheiro via caixa 2 da Odebrecht.

* E em Caraúbas? Governo Municipal de Felipe Guerra faz distribuição Peixe à população mais carente.

O Governo Municipal de Felipe Guerra através do Prefeito Haroldo Ferreira e Secretária de Assistência Social, a equipe da secretária esteve hoje sexta-feira 14 de Abril Sexta-Feira santa, realizando a entrega de Peixe a famílias carentes do município.

A secretária de Assistência Social do Município de Felipe Guerra, Fátima Maximina, é quem estava a frente da distribuição dos peixes, segundo a mesma a distribuição tinha como prioridade as famílias carentes que estão Escritos no programa do Bolsa Familiar.

Ainda de acordo com a Secretária, a Prefeitura do Município fez a compra de mais de Mil kg de peixe com recursos próprios, Fátima disse que é uma bandeira do Governo Municipal levar uma refeição de qualidades as mesas dos felipenses na semana Santa.
 
Em Caraúbas?
 
Estilo nova, nada com água!
Parabéns prefeito.  

* Lava Jato: Mais um delator da Odebrecht cita caixa 2 para Robinson e Fábio Faria.

O jornalista Dinarte Assunção divulgou em seu blog neste sábado (15), uma novidade acerca das delações da Odebrecht atingindo políticos do Rio Grande do Norte.

O Governador Robinson Faria e o filho-deputado Fábio Faria aparecem citados em uma nova relação. Desta vez pelo ex-diretor da Odebrecht Ariel Parente.

A procuradores do Rio Grande do Norte, Parente detalhou uma reunião com Robinson e Fábio até então desconhecida no noticiário.

Segundo seu relato, em 2010, ele foi procurado por um interlocutor da família Faria, de quem não se recorda o nome, para uma conversa com o então candidato a vice e o deputado federal.

“Essa conversa se deu na casa deles. Eu conversei com os dois, e eles solicitaram ajuda de campanha para eleição de 2010”, disse Parente.

Ele narrou ainda que levou os pleitos de ambos ao coordenador regional da Odebrecht no Nordeste, João Pacífico, que autorizou o repasse de R$ 100 mil para cada.

Segundo Ariel, a senha foi dada para que dinheiro fosse sacado numa casa de câmbio em São Paulo, já que a de Recife que era utilizado para pagar propinas não tinha dinheiro suficiente em época de eleição.

Ainda de acordo com o delator, a ajuda para Robinson foi a partir da projeção de que ele seria mais forte que Rosalba. O delator, no entanto, diz que o então vice não o ajudou em nada depois de eleito.

No sistema do departamento de propinas, segundo Parente, “Bonitão” era o codinome do deputado federal Fábio Faria; “Bonitinho”, Robinson.
FbioFaria e robinson
Pai e filho enrolados.

* Sentimento reinante no PT é de que Lula será preso em breve.

A revelação de que a Odebrecht matinha uma poupança milionária para Lula trouxe ao PT a mesma percepção de 9 em cada dez brasileiros: sem foro privilegiado e no alvo de Sérgio Moro, a prisão de ex-presidente virou uma questão de tempo.

A cúpula do partido viu na divulgação dos vídeos um petardo na imagem de Lula, justamente no momento em que a Lava Jato partia com tudo para cima das traficâncias tucanas.
Lula.
Radar On-Line Veja

* Caraúbas inclusa: Governo federal renova emergência pela seca em 153 municípios do RN.

G1/RN: Ministério da Integração Nacional voltou a reconhecer a situação de emergência de 153 municípios, inclusive Caraúbas, do Rio Grande do Norte que sofrem com a seca prolongada dos últimos anos. Com a medida, publicada no Diário Oficial da União, as prefeituras podem pedir apoio do governo federal para ações de socorro e assistência à população.

Além da possibilidade de obter fornecimento de água potável, por meio da Operação Carro-Pipa Federal, os municípios passam a ter direito a outros benefícios, como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil e o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a retomada da atividade econômica.

Com validade de seis meses, o reconhecimento já havia sido dado em novembro do ano passado e foi publicado novamente agora em abril, um mês depois do decreto do governo estadual que estabeleceu, pelo quarto ano consecutivo, a situação de emergência nos municípios. O decreto permite que o Estado contrate, sem licitação, as obras e os serviços necessários para reduzir os efeitos provocados pela seca.
Seca na pauta.

* Urgente: Coreia do Norte diz que vai ‘devastar impiedosamente ‘ os EUA.

O exército da Coreia do Norte informou nesta sexta-feira (14) que “devastará impiedosamente” os Estados Unidos se Washington decidir atacar, num momento em que grupo de porta-aviões norte-americano se dirige à região em meio a temores de que os norte-coreanos possam conduzir um sexto teste de armas nucleares.

“Nossa ação mais dura contra os Estados Unidos e suas forças navais será tomada de forma tão impiedosa, de modo que os agressores não sobreviverão”, disse em comunicado a agência de notícias oficial KCNA, citando o exército.

O comunicado da agência, citando o recente ataque aéreo americano contra a Síria, afirma que o governo do presidente Donald Trump “entrou em um caminho de ameaças abertas e chantagem” para a Coreia do Norte.

Em seu comunicado publicado pela KCNA, o exército norte-coreano assegura que as bases americanas na Coreia do Sul, “bem como todos os quartéis do Mal, incluindo (o palácio presidencial sul-coreano) a Casa Azul, serão pulverizados em alguns minutos”.

“Mais grandes alvos como porta-aviões a propulsão nuclear se aproximam (da península coreana), maiores serão os efeitos dos ataques sem piedade”, acrescentou.

Nesta sexta-feira, o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, advertiu que um conflito pode eclodir “a qualquer momento” na Coreia do Norte depois das novas ameaças dos Estados Unidos contra o regime de Pyongyang.
IMG_0343
Bronca mundial a vista.

* Raio mata duas pessoas e fere cerca de 20 em Russas, no Ceará.

Duas pessoas morreram e outras cerca de 20 ficaram feridas atingidas por um raio na zona rural de Russas, no interior do Ceará, na tarde desta sexta-feira (14). De acordo com o sargento da Polícia Militar Jean Carlo, que participou da ocorrência, testemunhas relataram que as pessoas tomavam banho em um açude na fazenda Capecé, no assentamento Bernardo Marinho 2, enquanto chovia.

"Foi uma chuva com muitos raios e trovões. As pessoas feridas disseram que tomaram grandes sustos com os trovões e que uma hora foram atingidas", afirma o policial. Ainda segundo Jean Carlo, os sobreviventes relataram dores nos membros e nas costas, mas a maioria deles passa bem.

"Com exceção das duas vítimas, não houve gravidade com as outras pessoas. Algumas delas foram atendidas em ambulâncias e outras receberam assistência só dos familiares mesmo", diz o sargento da PM.

Morreram Francisca Lourenço dos Santos, de 56 anos, e a criança João Victor Manoel da Silva, nascida em 2009. As vítimas são sobrinho e tia.

De acordo com o site de monitoramento da Enel, a cidade de Russas registrou nesta sexta-feira 38 raios. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anotou uma chuva leve no município, de 11 milímetros.
Que coisa.

* Grave: EUA tem mãe de todas as bombas; Russia tem o pai.

Meios de comunicação russos disseram nesta sexta-feira que, se os Estados Unidos têm a “mãe de todas as bombas“, a Rússia tem “o pai de todas as bombas“, que é superior. Os apelidos fazem referência aos armamentos não-nucleares mais potentes desenvolvidos pelos dois países. A comparação foi publicada em matérias das agências de notícias RT e Sputnik um dia após os americanos usarem seu explosivo.

Os Estados Unidos divulgaram na quinta-feira que detonaram às 19h do horário local (11h30 em Brasília) um explosivo cujo nome é GBU-43/B MOAB (Massive Ordnance Air Blast bomb), no Afeganistão. A operação tinha como alvo uma base do Estado Islâmico e foi a primeira vez que este tipo de armamento foi usado em combate.

A bomba americana pesa 9,5 toneladas e tem poder de penetração suficiente para destruir instalações militares subterrâneas. O armamento foi desenvolvido durante a Guerra do Iraque e testado com sucesso em 2003. O ministério da Defesa afegão divulgou que a explosão de ontem destruiu a base e matou pelo menos 36 membros do EI.

As publicações russas, no entanto, lembram que seu explosivo não-nuclear, o Aviation Thermobaric Bomb of Increased Power (ATBIP), é mais potente. Enquanto a MOAB tem um poder de detonação equivalente a 11 toneladas de TNT, o da ATBIP é de 44 toneladas, afirma o RT.

Dessa forma, o raio de ação também seria maior: 300 metros da bomba russa contra 140 metros da americana, relata o Sputnik. O armamento foi desenvolvido nos anos 2000 e testado com sucesso em 2007.
IMG_0332
Bronca mundial a vista.

* Prefeito corta 200 cargos, reduz salários e toca mais de 20 obras em São Gonçalo.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros (PR), avalia de maneira positiva os 100 primeiros dias de sua gestão à frente do terceiro maior município da Região Metropolitana de Natal.

Segundo o chefe do Executivo, o principal esforço da nova administração tem sido no sentido de economizar e alinhar as despesas à nova realidade financeira do município.

Entre as medidas tomadas pela gestão no sentido de melhor controlar as finanças públicas, Paulo Emídio ressalta a emissão de um decreto reduzindo as despesas em 20% em todos os setores. Os próprios salários do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários foi reduzido. Além disso, segundo o prefeito, a assiduidade dos servidores municipais tem sido acompanhada a fim de buscar maior produtividade do funcionalismo público.
IMG_0350
Paulinho dando bom exemplo.

* Grave: Coreia do Norte diz que está pronta para guerra nuclear.

O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores de Coreia do Norte, Choe Ryong-hae, disse neste sábado durante um grande desfile militar em Pyongyang que o povo norte-coreano está “preparado para a guerra” contra os Estados Unidos com suas armas nucleares.

“Estamos completamente preparados para enfrentar qualquer tipo de guerra com nossas armas nucleares se os EUA atacarem a península da Coreia”, disse o considerado número dois do regime, em seu discurso pronunciado durante a exibição militar que serviu para comemorar o 105º aniversário do fundador do país, Kim Il-sung.
IMG_0346
Bronca mundial a vista.

* TV Globo cita queixa de empresário de Mossoró, RN, prejudicado pelo “capitalismo de amigos”

A jornalista Mara Luquet comenta economia no Globo News em Pauta, programa semanal levado ao ar às 20 horas.

Na edição desta sexta, 14, ela citou o caso de um empresário da cidade de Mossoró, RN, sem ligações ou vínculos políticos, que com ela havia conversado, acerca das dificuldades de acesso às obras da Petrobras, na cidade e região.

O empresário mencionou à jornalista, que todas as oportunidades eram pré-definidas e destinadas a um grupo privilegiado, que ela classificou como decorrência da prática usual do “capitalismo de amigos”.

Mara Luquet não citou o nome do empresário, que se queixou de não poder crescer na sua empresa, pelas dificuldades encontradas.

Ela apenas exemplificou e deixou clara a sua posição, de que o capitalismo brasileiro não incentiva ou apoia os verdadeiros empreendedores, que usam a inovação e o trabalho como objetivo de sua atividade.

Os negócios, isenções, juros diferenciados e incentivos que surgem são pré-dirigidos e não prevalece a competência, criatividade, ou a lei da oferta e da procura.

Regra geral, como mostram as feridas abertas da Lava Jato, os contratos públicos privilegiaram “patotas” organizadas, que previamente se revezavam no acesso às oportunidades, mesmo havendo aparentes licitações.

Quem não fosse do “grupo” ficaria à margem, analisou a jornalista Mara Luquet.

Opinião do blog – Realmente, a jornalista tem razão.

Infelizmente, a tão alardeada economia de “mercado” no país tem o vício de caracterizar um “capitalismo de amigos”, que impede o crescimento, sobretudo dos empreendedores jovens, sem “avais” tradicionais e descapitalizados.

Há, entretanto, um aspecto que merece análise.

A culpa não seria unicamente da classe empresarial.

Existia uma “regra” praticada pela grande maioria daqueles que detinham posições nos governos.

Essa regra era de que “ou acertava ($$$)” antes, ou não era possível sequer disputar as obras.

Configurava-se verdadeira chantagem do ocupante de função pública, em relação ao agente privado, que buscava negócios.

Diante de tais situações, os empresários eram obrigados a se “dobrar” uma vez, duas vezes e, ao final, essa regra se tornou permanente nas relações do público com o privado no país.

A Lava Jato mostra isso claramente.

Para quem tenha formação humanística e de justiça, a preocupação no desfecho dos escândalos atuais, será aguardar que os Julgadores desses casos possam analisar todos os ângulos das acusações e, ao final, separar o joio do trigo, na hora de absolver, ou condenar.
Do blog de Ney Lopes

* Morre aos 117 anos a pessoa mais velha do mundo.

A pessoa mais velha do mundo morreu aos 117 anos na Itália neste sábado. Emma Morano nasceu em 29 de novembro de 1899 em Piemonte, na Itália. Ela era a única pessoa nascida no século XIX ainda viva.

A idosa morreu em sua casa, na cidade de Verbania. A prefeita local descreveu Emma como uma pessoa “extraordinária”. “Ela teve uma vida extraordinária e sempre lembraremos da força dela para nos ajudar a crescer”, afirmou Silvia Marchionini.
IMG_0368
Deus guarde em um bom lugar.

* Jogo ‘Baleia Azul’ leva jovens à morte e põe pais em alerta.

Um jogo na internet tem deixado pais de jovens preocupados no mundo inteiro. O “Baleia Azul” aparentemente surgiu na Rússia e logo se espalhou para outros países, como o Brasil.

Difundido nas redes sociais, a ideia do jogo é propor 50 desafios diários macabros aos participantes. Entre eles, a automutilação, fazer fotos vendo filmes de terror e forçar doenças. A tarefa final é tirar a própria vida.

No YouTube, são mais de 56 mil vídeos sobre o assunto e há vários grupos fechados no Facebook com adolescentes comentando o tema. Autoridades de alguns países, como a Inglaterra, já emitiram alertas sobre o jogo.
IMG_0314
Palhaçada.

* Fugitivo da Penitenciária de Alcaçuz é preso em Mossoró com armas e identidade falsa.

Um dos detentos que fugiram durante a rebelião de janeiro na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foi preso pela Polícia Militar nesta sexta-feira 14. Trata-se de Bonfim Tarcísio da Silva, que foi detido em uma residência do bairro Belo Horizonte, em Mossoró.

No momento da abordagem, o foragido estava de posse de uma espingarda calibre 12, com quatro munições, e um revólver calibre 38, com mais três munições.

Além disso, Bonfim também usava um identidade falsa com fotografia dele, mas nome de outra pessoa. O homem, que já respondia por tráfico de drogas e roubo, foi conduzido para a delegacia da Polícia Civil para ser autuado pelo flagrante das armas e documento falso.
IMG_0316
Detido.

* Rosalba abre a porta da esperança para os comissionados.

Em pouco mais de 100 dias de gestão, a prefeita mossoroense Rosalba Ciarlini (PP) toma nova decisão administrativa que mexe outra vez com a estrutura de cargos comissionados na Prefeitura Municipal de Mossoró. Deve afetar, para cima, os gastos do erário.

É um paradoxo em tempos bicudos choramingados pelo próprio governismo. Ela edita novo dispositivo que altera o decreto de número 5.025/2017, publicado no início do governo em janeiro. Nele, o total de comissionados era limitado “em até 50% dos cargos em comissão previstos em lei”.
Hora de agradar. 
Por Carlos Santos

* Bolsa Família injetará R$ 59,9 milhões na economia do RN.

As mais de 13,4 milhões de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em todo o Brasil devem ficar atentas para o calendário de pagamento durante o mês de abril. O repasse começou nesta quinta-feira (13) e prossegue até o dia 28. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) destinará R$ 2,4 bilhões aos beneficiários.

No Rio Grande do Norte o programa beneficia 339.337 famílias, resultando na injeção de R$ 59,9 milhões na economia dos 167 municípios com um rendimento um pouco menor do que a média nacional.

O valor médio do benefício neste mês é de R$ 179,12. Para saber o dia certo em que é possível sacar o dinheiro, deve-se observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão.

No primeiro dia, recebem as famílias com NIS de final 1. No segundo dia, os cartões terminados em 2 e, assim, sucessivamente. O valor do benefício varia de acordo com o número de membros da família, a idade de cada um e a renda declarada ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
bolsa-familia
Bolsa família.

* Mais de 800 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe no RN.

O Ministério da Saúde lançou a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que começa no dia 17 de abril, sendo 13 de maio o dia D de mobilização nacional. No Rio Grande do Norte, o público-alvo da campanha é de 863,3 mil pessoas.

Em todo o país, 54,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas até o dia 26 de maio. Para isso, serão distribuídas, ao todo, 60 milhões de doses da vacina, sendo 949,7 mil para o estado. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% da população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe.
vacina-310x245
Vacina contra gripe.