domingo, 28 de maio de 2017

* Alonso quebra e Takuma Sato vence as 500 Milhas de Indianápolis.

As 500 Milhas de Indianápolis mais uma vez teve um final épico. Após três horas e meia de prova, Takuma Sato é o primeiro japonês a vencer a corrida mais enigmática do automobilismo mundial. Hélio Castroneves brigou até o fim e ficou com a segunda colocação. Fernando Alonso brilhou e chegou a brigar pela vitória, porém, a 22 voltas do fim, o motor Honda mais uma vez traiu o espanhol, o obrigando a abandonar.

Tony Kanaan também chegou a brigar no início e cruzou na quinta colocação. Depois de bater na trave algumas vezes, Sato conseguiu levar o motor Honda até o final, após muitas quebras que o propulsor japonês sofrera.

Confira como foi a prova.

Na largada, Tony Kanaan fez uma bela largada e saiu de sétimo para quarto. Alonso caiu para nono. Will Power foi para terceiro e Dixon manteve a ponta.

Nenhum acidente aconteceu na largada. E na volta 3, Kanaan já era o terceiro, uma volta depois, o brasileiro superou também Ed Carpenter, subindo para a vice liderança da prova.

Kanaan assumiu a ponta, na volta sete, fazendo um excelente início de prova. Hélio Castroneves perdeu algumas posições na largada, mas se recuperou, subindo para a 18o colocação.

Alonso superou Will Power na volta 10, ficando com a sétima colocação. O espanhol ainda superou mais um adversário, ficando em sexto.

Tony e Dixon ficaram liderando a prova por muitas voltas e em Indianápolis, andar com a “cara no vento”, significa consumir mais combustível. Na volta 25, Dixon perdeu a segunda colocação para Alexander Rossi, vencedor da Indy 500, em 2016.

Dixon ainda ia perder as posições para Ed Carpenter e Fernando Alonso.

Na volta 28, Tony Kanaan parou para fazer seu primeiro pit stop. Com isso, a liderança foi para as mãos de Rossi, deixando Alonso em segundo.

Na volta seguinte, entrou nos boxes a maioria dos carros. Demoraram algumas voltas até que as posições fossem reestabelecidas.

A liderança ficou com Carpenter, seguido por Rossi, Alonso, Kanaan e Sato. Algumas voltas depois, Carpenter foi superado por Rossi e Alonso. O espanhol apareceu na liderança pela primeira vez na volta 37.

Alonso se manteve na ponta até a volta 54, Jay Howard bateu no muro, quando Scott Dixon acabou acertando o carro do inglês. O carro de Dixon decolou e bateu de ponta cabeça no guard-rail de dentro. O carro do neozelandês ficou destruído e o piloto teve muita sorte, pois por pouco centrímetros, a sua cabeça não foi atingido pelo muro. Ambos os pilotos saíram caminhando.

Por conta dos destroços dos carros, a organização interrompeu a prova com bandeira vermelha por alguns minutos. Hélio Castroneves escapou por pouco do acidente.

A prova fora reiniciada, minutos depois, com Alonso ainda na ponta, muitos já foram para os boxes, fazer mais uma parada.

Depois de mais algumas voltas em bandeira amarela, a velocidade máxima foi reestabelecida. Alonso seguia na ponta, seguido por Rossi. O americano ultrapassou o espanhol na volta seguinte. Sato era o terceiro e Hunter-Reay em quarto.

Fernando Alonso perdeu posições para Sato e Hunter-Reay. O japonês também superou Rossi e assumiu a ponta por algumas voltas.

Na volta 66, foi a vez de Conor Daly acertar o guard-rail. Foi uma pancada fraca, mas o suficiente para outra bandeira amarela ser agitada. Outro carro foi envolvido no acidente, Jack Harvey.

Após 10 giros em bandeira amarela, a corrida foi reiniciada, com Hunter-Reay assumindo a ponta. Quatro voltas depois, outra bandeira amarela foi dada. Um pedaço do carro do Marco Andretti se soltou e ficou no meio da pista.

Com isso a maioria dos pilotos foram novamente para mais um pit stop. A bandeira verde foi dada poucos giros depois, desta vez com Max Chilton na ponta, seguido por Hunter-Reay e Alexander Rossi.

Helinho assumiu a ponta na volta 96, era a primeira vez que ele aparecia entre os ponteiros, enquanto Tony Kanaan estava em quinto. Helinho liderou a prova até a volta 105, quando fez a sua parada. Rossi voltou para a liderança no início da segunda metade da corrida.

Entre os giros 113 e 114, todos foram novamente para o reabastecimento. Ryan Hunter-Reay era o líder desta vez, seguido por Rossi e Alonso. Castroneves vinha em quarto, enquanto Tony Kanaan era o sétimo.

Algumas voltas depois, outra bandeira amarela. O veterano Budy Lazier perdeu a traseira de seu carro e bateu na curva dois. Alguns carros foram para os boxes, porém, a maioria permaneceu na ponta. Sage Karam também tinha problemas e ficou parado. A bandeira verde foi dada na volta 130, Alonso assumiu a ponta, ultrapassando Hunter-Reay. Porém, uma volta depois, uma nova bandeira amarela foi dada, por conta de detritos na pista. Quatro giros depois, a corrida voltou a ter a bandeira verde no traçado de Indianápolis.

O motor de Hunter-Reay foi para o espaço logo no reinício e outra bandeira foi dada. Com isso, todos os pilotos foram novamente para os boxes. Outra intervenção foi dada, Ed Carpenter acertou o carro de Mikail Aleshin e perdeu parte do bico, com isso mais uma bandeira amarela foi dada.

Na volta 148, a corrida recomeçou, com Chilton na ponta, seguido por Kimball, Davison e Castroneves. Porém, o brasileiro era primeiro dentro daqueles que estavam na mesma janela de reabastecimento dos ponteiros.

Há 35 voltas do fim, Chilton foi para os boxes e outra amarela foi dada, após o motor de Charlie Kimball estourar. Zach Veach também abandonou. Os carros foram para os boxes para fazerem seu último reabastecimento.

Na bandeira verde, há 29 do fim, o líder era novamente Max Chilton, seguido por Ed Jones, Castroneves e Sato. O brasileiro superou Jones e passou a seguir Chilton de perto. A corrida começava a tomar tons de decisão, não existia mais aquela camaradagem para trocar posições. Jones repassou Helinho, que caiu para terceiro.

Helinho retomou a posição em cima de Jones, mas ambos foram superados por Takuma Sato, que subiu para segunda colocação. Quando o motor Honda de Fernando Alonso o traiu, obrigando o espanhol a abandonar. Mais uma bandeira amarela foi dada.

Na relargada, uma batida forte aconteceu, muitos carros acabaram batendo: Hinchcliffe, Sérvia, Newgarden, Power, Davison estavam entre os envolvidos.

A corrida recomeçou com 11 voltas para o fim, com Chilton na frente, com Sato em segundo, Castroneves em terceiro e Ed Jones em quarto. Kanaan era o quinto colocado.

Castroneves passou Sato e ia pra cima de Chilton. O brasileiro conseguiu fazer a ultrapassagem em Chilton, faltando seis voltas para o fim, mas Sato o passou uma volta depois. Castroneves tentou de todas as formas superar Sato, mas o japonês se segurou e venceu as 500 Milhas de Indianápolis. Hélio Castroneves chegou em segundo. Tony Kanaan terminou na quinta colocação.

Confira o resultado da 101ª edição da Indy 500:

1) Takuma Sato (Honda)
2) H.Castroneves (Chevrolet)
3) Ed Jones (Honda)
4) Max Chilton (Honda)
5) Tony Kanaan (Honda)
6) J.P.Montoya (Chevrolet)
7) Alexander Rossi (Honda)
8) Marco Andretti (Honda)
9) Gabby Chaves (Chevrolet)
10) Carlos Muñoz (Chevrolet)
11) Ed Carpenter (Chevrolet)
12) Graham Rahal (Honda)
13) Mikhail Aleshin (Honda)
14) Simon Pagenaud (Chevrolet)
15) S.Saavedra (Chevrolet)
16) J.R. Hildebrand (Chevrolet)
17) Pippa Mann (Honda)
18) Spencer Pigot (Chevrolet)
19) Josef Newgarden (Chevrolet)
OUT) James Davison (Honda)
OUT) Oriol Servià (Honda)
OUT) J.Hinchcliffe (Honda)
OUT) Will Power (Chevrolet)
OUT) Fernando Alonso (Honda)
OUT) Charlie Kimball (Honda)
OUT) Zach Veach (Chevrolet)
OUT) Ryan Hunter-Reay (Honda)
OUT) Sage Karam (Chevrolet)
OUT) Buddy Lazier (Chevrolet)
OUT) Conor Daly (Chevrolet)
OUT) Jack Harvey (Honda)
OUT) Scott Dixon (Honda)
OUT) Jay Howard (Honda)
Takuma Sato (Andretti) - Indy 500
Vencedor.

* Presidente da FEMURN, Benes Leocádio se filia e assume Secretaria-Geral do PSDB no RN.

O presidente da FEMURN, Benes Leocádio assinou neste no sábado (27), sua ficha de filiação ao PSDB, após anos de lutas no PMDB. 

Coordenador político do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, Benes assume a Secretaria-Geral do PSDB no RN. 
PSDB crescendo.

* Prefeito de Maxaranguape troca o PSD pelo PSDB.

O prefeito de Maxaranguape, Luis Eduardo, assinou sua ficha de filiação ao PSDB no sábado (27). Deixa o PSD do Governador Robinson Faria. 

Quem também integrou o tucanato foi o Prefeito Neto Mafra, de Barcelona, que era do PCdoB.
De Bom Jesus, o Prefeito Clécio Azevedo trocou o PR pelo PSDB. 

A vice-prefeita de Cruzeta, Isa Carneiro, também deixa o PSD e já se filiou ao PSDB. 
PSDB vem forte no RN.

* Em Caraúbas, Kelps critica a Segurança e Saúde do Governo Robinson durante encontro do Solidariedade.

Falando para membros do Partido Solidariedade na cidade de Caraúbas, RN, o deputado Kelps Lima disse que se há uma certeza absoluta neste momento no Rio Grande do Norte é a de que a população precisa intervir na política e mudar o caminho que nos levou a ser um dos Estados mais violentos do Brasil, com a economia em frangalhos e com um Governo que sequer consegue manter um hospital funcionando com qualidade.

Essa intervenção precisa vir de forma democrática e institucional, nas eleições do ano que vem, 2018, com a troca da velha forma de fazer eleição por personagens mais modernos.

Para Kelps, todas as regiões precisam construir novos políticos, mais atualizados com as mudanças que o País experimenta neste momento. O Partido Solidariedade fará sua parte apresentando candidaturas diferentes e dando a oportunidade para que as pessoas possam trocar o antigo e inadequado por uma atitude nova.
Kelps em campanha.

* Temer troca comando dos ministérios da Justiça e da Transparência.

O presidente Michel Temer decidiu hoje (28) trocar o comando dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Transparência. Osmar Serraglio, que estava na Justiça desde março, assumirá a Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), trocando de lugar com Torquato Jardim.

A saída de Serraglio foi anunciada pouco antes das 15h, por meio de nota, pela assessoria do Palácio do Planalto. Por volta das 16h30, assessores confirmaram que a mudança se trata, na verdade, de uma troca entre os titulares dos dois ministérios. O motivo da mudança não foi divulgado pelo governo.

* Agente de saúde caraubense capotou carro na RN 117.

A agente de saúde Edna Gurgel, ou Edna de Etelvino como é mais conhecida, capotou um veículo por volta das 15h20min na RN 117, nas imediações da cidade de Governador Dix-Sept Rosado.

Dona Edna estava acompanhada com seu filhinho Angelo Gurgel.

As vítimas foram socorrista para socorristas para o hospital de Govenador e a senhora foi encaminhada para o Regional Tarcísio Maia.

O garotinho não sofreu nenhuma escoriações e dona Edna Gurgel se queixava de dores na região do Tórax, mais de acordo com o Dr. Marcio Gurgel sua situação não expirava maiores cuidados, contudo seu encaminhamento se fazia necessário para realização de exames para complementar os diagnósticos.

Graças a Deus apenas danos materiais.
A mão de Deus ágil.

* PESQUISA BG/SETA REJEIÇÃO GOVERNO: 26% rejeita Robinson e 10% rejeitam Fátima e Carlos Eduardo.

Dentro da primeira pesquisa das eleições do próximo ano, o Instituto SETA foi às ruas para saber da população potiguar a rejeição dos pré-candidatos a governador, que nada mais é do que aquele em que a população não vota de maneira alguma.

E entre os nomes ditos como possíveis nomes para concorrer a cadeira de governador nas eleições do próximo ano, o que lidera a rejeição é o atual governador Robinson Faria com 26,4%. Em segundo a senadora Fátima Bezerra (10,8%) praticamente empatada com Carlos Eduardo Alves (10,3%), que aparece logo em seguida. Os demais nomes dados como possíveis candidatos nos bastidores políticos não atingiram a marca de 10%.

A pesquisa do Instituto Seta, a pedido do BlogdoBG, foi realizada entre os dias 15 e 17 de maio com 1100 entrevistas, um grande número de entrevistados se comparado as pesquisas que tradicionalmente são divulgadas. Ela foi calculada com grau de de confiabilidade de 95% e com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Dados.

* Em Caraúbas, Edu Licurgo propôs audiência pública para discutir problemas da região da várzea.

O vereador Edu Licurgo (PR), propôs na reunião ocorrida na última sexta feira (26), na comunidade de Fortuna/Caraúbas que a região da várzea (toda)not organizasse uma movimentação conjunta para discutir todos os problemas das comunidades.

De acordo com o parlamentar é hora de mobilizar toda classe política caraubense para buscarmos soluções para o caos vivenciado na região e nas demais localidades do município.

A propositura do edil ganhou corro nas palavras dos demais edis presentes, Socorro Melo (PMDB), Titica de Lúcio (PR) e Josean Amorim (PMDB).

As associações regionais irão se mobilizar e vem luta em breve em prol do povo.
Grande parlamentar.

* PESQUISA BG/SETA DEP. FEDERAL ESTIMULADA: Zenaide lidera seguida de Fábio Faria, Felipe Maia e Walter Alves.

Entre os atuais integrantes da bancada potiguar, a deputada federal Zenaide Maia é a que aparece mais bem avaliada pelos eleitores potiguares. Se as eleições fossem hoje, ela seria a mais votada entre os oito atuais deputados federais detentores de mandato com 9,3% das intenções de voto.

Logo em seguida aparecem Fábio Faria, com 6,6%; Felipe Maia com 5,4%; Walter Alves com 3,2%; empatados com 3,1% Antônio Jácome e Rafael Motta; com 2,5%, Beto Rosado; e em último Rogério Marinho com 2,3%. O total de eleitores que afirmou que vai votar em branco ou nulo foi de 51,5%, mais da metade do eleitorado. E o total de indecisos foi de 13,1%.

A pesquisa do Instituto Seta, a pedido do BlogdoBG, foi realizada entre os dias 15 e 17 de maio com 1100 entrevistas, um grande número de entrevistados se comparado as pesquisas que tradicionalmente são divulgadas. Ela foi calculada com grau de de confiabilidade de 95% e com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Lembrando que na estimulada foram consultados apenas os atuais Deputados Federais.
Dados.

* PESQUISA BG/SETA SENADOR: Garibaldi lidera em todos os cenários seguido de Agripino e Zenaide Maia.

A pesquisa do Blog do BG em parceria com o Instituto Seta também foi as ruas do Rio Grande do Norte para saber do povo quem eles preferem votar para senador de forma estimulada, ou seja, apresentando nomes dos pré-candidatos lançados ou especulados até agora para o posto. Lembrando que nas eleições do próximo ano, cada estado vai eleger dois senadores.

Nesse cenário, o senador Garibaldi Alves Filho caminha para a renovação do mandato de oito anos. Garibaldi aparece em primeiro tanto para primeiro, quanto para segundo senador, com 14,6% e 5,5% das intenções de voto, respectivamente. Nas duas, o total de brancos e nulos fica na faixa dos 50%.

Como primeira opção, após Garibaldi, aparecem José Agripino (11,1%), Zenaide Maia (7%) e Kelps Lima (4,7%). Encerrando a lista estão Rogério Marinho (1,4%) e Fábio Dantas (1,3%). Como segunda opção, novamente após Garibaldi, a sequência se repete: José Agripino (3,5%), Zenaide Maia (1,9%), Kelps Lima (1,6%), Rogério Marinho (1,1%) e Fábio Dantas (0,7%). Os números completos estão logo mais abaixo.

A pesquisa do Instituto SETA, a pedido do BlogdoBG, foi realizada entre os dias 15 e 17 de maio com 1100 entrevistas, um grande número de entrevistados se comparado as pesquisas que tradicionalmente são divulgadas. Ela foi calculada com grau de de confiabilidade de 95% e com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Dados.

* PESQUISA BG/SETA GOVERNADOR ESTIMULADA: Fátima Bezerra lidera com 20%, seguida de Robinson com 15% e Carlos Eduardo com 10%.

Se as eleições fossem hoje, estaria desenhado um segundo turno para governador entre a senadora Fátima Bezerra e o atual governador Robinson Faria. Essa análise só foi possível graças à pesquisa do Blog do BG em parceria com o Instituto SETA que divulga hoje a primeira pesquisa eleitoral visando as eleições do próximo ano.

Na pesquisa estimulada, que é aquela em que os eleitores têm acesso a uma lista com nomes, Fátima lidera com 20% das intenções de voto. A frente de Robinson, que aparece em segundo com 15,6%. Em terceiro aparece o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (10,4%). E em último o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado com 2,6%. Vale lembrar que esses nomes foram escolhidos por naturalmente serem candidatos ou por serem tratados nos bastidores da política como possíveis candidatos.

O total de indecisos ficou em 10%, mas o total dos que afirmou que não vai votar em ninguém, ou seja, que vai votar em nulo ou branco atingiu 41,3%. Um percentual alto de eleitores que previamente já decidiram que não pretendem votar nos nomes postos.

A pesquisa do Instituto Setas foi realizada entre os dias 15 e 17 de maio com 1100 entrevistas, um grande número de entrevistados se comparado as pesquisas que tradicionalmente são divulgadas. Ela foi calculada com grau de de confiabilidade de 95% e com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Dados.

* Tião Couto diz a jornalista que deverá disputar uma vaga na Câmara Federal ou até mesmo para o Senado.

O empresário Tião Couto, que disputou a Prefeitura de Mossoró em 2016 pelo PSDB, afirmou nesta sexta-feira (26), durante encontro no Natal Shopping, que vai disputar uma vaga na Câmara Federal ou até mesmo o Senado, em 2018.

“Provavelmente serei candidato a deputado federal ou senador. No momento certo vamos discutir junto ao PSDB”, afirmou Tião.  Já Jorge do Rosário, disse que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PR, partido que já é filiado.
Tião da Prest.

* RN atinge marca de 1.000 homicídios em 2017, diz instituto.

A violência no Rio Grande do Norte continua atingindo e superando marcas preocupantes. Neste sábado (26), segundo levantamento feito pelo Observatório da Violência Letal Intencional (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida – o estado chegou a 1.000 assassinatos registrados somente este ano – o que dá uma média de 6,8 homicídios por dia. A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública disse que o órgão não vai cometar os dados do OBVIO. 

“Uma pena. Nós não merecemos isso”, disse o especialista em gestão e políticas de segurança pública Ivenio Hermes, que também é coordenador do instituto. “O tratamento inadequado às causas da violência não gera um entendimento amplo do fenômeno da violência no Rio Grande do Norte, e isso se mostra nas ausências do Estado em diversas áreas que se correlacionam em políticas de segurança pública”, comentou.
Contador de homicídios do OBVIO  (Foto: OBVIO)
Situação complicada.

* Três empresas falidas devem mais de R$ 100 bilhões ao INSS.

As recentes mudanças que abrandaram as regras propostas na reforma da Previdência foram insuficientes para agradar aos parlamentares, que seguem pedindo uma ação mais incisiva do governo em ações para incrementar a arrecadação do INSS.

Um dos alvos é a lista bilionária de devedores da Previdência Social. De acordo com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o estoque da dívida ativa previdenciária chegou a R$ 427,73 bilhões no fim do ano passado.
IMG_4224
VASP na pauta.

* Noite de sábado com duas execuções em Mossoró.

Mais uma noite de sábado violenta em Mossoró com o registro de pelo menos dois assassinatos. Por volta das 21h30 deste sábado, 27 de maio, foi registrado um atentado na rua Campos Sales.

A vítima, que na noite deste sábado não havia sido identificada, foi alvejada com tiros disparados por inimigos, e quando tentava fugir tombou sem vida na Avenida Alberto Maranhão, próximo a caixa d’agua do bairro Bom Jardim.

Cerca de 20 minutos após, o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), registrou um segundo assassinato. A ação criminosa ocorreu na rua Anatália de Melo Alves, bairro Paredões.
IMG_4250
Clima de terror.